Educação e pandemia: quando é o futuro?
Data da publicação: 22/02/2021
Começamos 2021 com a sensação de que o mundo mudou completamente. Muitos de nós, talvez, não estamos encontrando nosso antigo lugar neste novo universo de transformações rápidas e duradouras. Em sua obra "A cruel pedagogia do vírus", Boaventura de Souza Santos apresenta algumas lições sobre o cenário de pandemia que assolou a humanidade em 2020. Dentre estas lições está a compreensão de que as relações entre seres humanos e a natureza estão profundamente conectadas com a disseminação de epidemias, mostrando que as alternativas caminham na articulação de processos civilizatórios que busquem uma sociedade mais justa, igualitária e com os ecossistemas em equilíbrio. O autor conclui a sua obra sublinhando que o futuro pode, sim, começar hoje e que somos responsáveis por construir as possíveis vias de transformação das realidades.
No início de 2021, Santos amplia seu diagnóstico, demonstrando que o futuro já começou, e a humanidade pode caminhar por três vias: 1) esperar que tudo volte ao ?normal? como que era antes, não reconhecendo as mudanças necessárias; 2) realizar pequenas ações as quais não causem impactos transformadores em nossa relação predatória com a natureza; ou 3) buscar alternativas que efetivamente nos levem às soluções para o cenário pandêmico a partir de novos modos de ser e conviver.
Diante de tudo o que temos vivido, especialmente no cenário da educação, as relações vêm ocorrendo como Inês Dussel denominou de "classe de pantufas ou de chinelos". Esse conceito retrata a presença da educação formal em espaços privados (salas de estar, quartos, cozinhas, locais de trabalho...).
Hoje, em um 2021 que se inicia, ainda temos tantas incertezas. Será porque apostamos que a Educação seja o melhor caminho, assim podemos trilhar a terceira via proposta por Boaventura? Ou por que pensamos que a Educação é uma ferramenta essencial em um futuro que foi adiantado?
Os diversos cenários revelados pela pandemia mostraram que os espaços onde se faz educação formal (escola, faculdade, universidade...) são insubstituíveis por inúmeros motivos. Essencialmente, estes espaços conectam as gerações ao conhecimento científico, à tecnologia, à pesquisa, à inovação, mas também pela oportunidade de encontro das disciplinas, do conhecimento diverso e plural e do encontro dos sujeitos, com diferentes trajetórias, experiências e com a possibilidade de construírem juntos projetos ricos e alternativas possíveis.
Com creches, pré-escolas e escolas fechadas, sem o espaço universitário com seus múltiplos cursos de Graduação e Pós-Graduação e sem as oportunidades que estes permitem, deixamos de ganhar momentos de convivência, trocas, partilhas, pensamentos, pesquisa e criação. Essas vivências que deixaram de acontecer nos impelem cada dia mais a assumir o interesse e a responsabilidade pelo mundo e a necessidade de aprender a estar com os outros. Precisamos reaprender a conviver, para que nossas sociedades deixem cada vez mais de ser desiguais e para que tenhamos uma diversidade crescente de alternativas para um novo futuro que se desvela.
Ao olharmos para trás e para o agora, enxergamos que a pandemia tem nos mostrado que jamais voltaremos a ser como antes. Voltar ao "normal" seria assumir os riscos dos mesmos problemas que nos trouxeram até aqui. O futuro que começa agora necessita de seres engajados em educar e educar-se para uma nova ética de ser no mundo.
Referências
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A, 2020.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O futuro começa agora: Da pandemia à utopia. Boitempo Editorial; 1ª edição, 2021.
DUSSEL, Inês. La clase en pantuflas. In. Dussel, I.; Ferrante, P.; Pulfer, D. (compiladores). Pensar la educación en tiempos de pandemia: Entre la emergencia, el compromiso y la espera. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: UNIPE: Editorial Universitaria, 2020. Libro digital, PDF. p.337-348.
Luthiane Miszak Valença de Oliveira
NOTÍCIAS
ARTIGOS
24/06/2022 | Institucional
Aluna do Bolsa Cultura realiza exposição do projeto "FASA Arte"
Thaiane Daniely Pasa Maximenco é acadêmica do curso de Medicina Veterinária da FASA
LEIA MAIS >>
21/06/2022 | Institucional
Avaliação Institucional da FASA será entre os dias 18 e 30 de julho
Hey, queremos saber o que você acha! Sua opinião é MUITO importante!
LEIA MAIS >>
20/06/2022 | Institucional
"Temos a possibilidade de mudar e melhorar a vida das pessoas, diz CEO da FASA em palestra para educadores"
Habilidades Socioemocionais foi o tema da formação do 5º NOEM, conduzida pelo Professor Rafael Rossetto
LEIA MAIS >>
20/06/2022 | Institucional
Vestiba presencial da FASA será neste sábado, dia 25 de junho
Faculdade oferece bolsa de 50% para todos os alunos. Inscrições devem ser feitas pelo site https://www.sejafasa.com.br/vestibular
LEIA MAIS >>
20/06/2022 | Institucional
FASA e Life at Campus lançam curso em parceria na Universidade de Coimbra
A Especialização em Compliance, Proteção de Dados e Temas Atuais será de 12 a 16 setembro de 2022, na Universidade de Coimbra, Portugal
LEIA MAIS >>
17/06/2022 | Institucional
Pequenos animais são atendidos no Dia de Cãopo em Santo Ângelo
Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da FASA e supervisionados por Médicos Veterinários
LEIA MAIS >>
15/06/2022 | Institucional
Mais de 400 projetos foram apresentados na 4ª Semana FASA de Iniciação Científica
Uma semana de muita pesquisa, inovação, criatividade e ciência, com temas conectados com o que está acontecendo mundo afora!
LEIA MAIS >>
14/06/2022 | Engenharias
Acadêmicos das Engenharias da FASA realizam visita técnica ao Frigorífico Callegaro
A atividade integra a nanocertificação das Engenharias sobre a geração e tratamento de resíduos industriais
LEIA MAIS >>
14/06/2022 | Engenharias
Alunos da FASA realizam visita técnica à Subestação de Energia Elétrica do Grupo CPFL
A Rio Grande Energia (RGE) é responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no RS
LEIA MAIS >>
10/06/2022 | Institucional
FASA participa do Hackathon Cidades Sustentáveis
Professoras da FASA integram o time de mentores do evento e colaboradores e demais professores participam em equipe
LEIA MAIS >>
10/06/2022 | Institucional
FASA realiza Dia de Cãopo em Santo Ângelo neste sábado
Os atendimentos iniciam às 9h, na Praça Leônidas Ribas
LEIA MAIS >>
10/06/2022 | Institucional
Acadêmicos da FASA participam do plantio de árvores na Semana Mundial do Meio Ambiente
Foram plantadas 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, dentre elas Ipê, Canafístula, Guabiroba, Pau ferro e Abacateiro
LEIA MAIS >>
10/06/2022 | Institucional
Faculdade Santo Ângelo inaugura a FASA Store
A FASA Store será focada em proporcionar uma experiência legal e diferente aos alunos
LEIA MAIS >>
07/06/2022 | Institucional
4ª Semana FASA de Iniciação Científica iniciou na noite de segunda-feira
Ao longo da semana, serão apresentados mais de 400 trabalhos
LEIA MAIS >>
03/06/2022 | Institucional
Infinitas Possibilidades! Vestiba FASA 2022/2 está com as inscrições abertas e oferece bolsa de 50% para todos os alunos
As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.sejafasa.com.br/vestibular
LEIA MAIS >>
VEJA O ARQUIVO DE NOTÍCIAS COMPLETO >>
Bruna Rohrig
26/01/2022 | Agronomia
Fitopatologia Agrícola: No contexto da Agronomia e no futuro do controle de doenças de plantas
A fitopatologia agrícola é definida como ciência que estuda as doenças das plantas em todos os seus aspectos, incluindo diagnose, sintomatologia, etiologia, epidemiologia e controle.
LEIA MAIS >>
Guerino Bandeira Junior
26/01/2022 | Medicina Veterinária
Os perigos da automedicação em pets
Não é raro vermos tutores medicarem seus cães e gatos por conta própria, sem uma correta indicação de fármaco por parte de um Médico Veterinário. Porém, você conhece os perigos por trás dessa prática?
LEIA MAIS >>
Roberson Pauletto
19/01/2022 | Institucional
Cozinha Técnica de Carnes e Aves
O consumo da carne é apontado por cientistas como um dos fatores responsáveis pela evolução do homem.
LEIA MAIS >>
Eliara Piazza
19/01/2022 | Institucional
Influência do clima nas paisagens naturais do Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul é um Estado que se destaca por sua elevada diversidade de clima, solos e relevo.
LEIA MAIS >>
Luthiane Miszak Valença de Oliveira
22/02/2021 | Pedagogia
Educação e pandemia: quando é o futuro?
Começamos 2021 com a sensação de que o mundo mudou completamente. Muitos de nós, talvez, não estamos encontrando nosso antigo lugar neste novo universo de transformações rápidas e duradouras.
LEIA MAIS >>
Chana Beltramin
26/04/2019 | Pedagogia
A importância da brincadeira livre na infância
A importância da brincadeira livre na infância
LEIA MAIS >>
Jacson Rodrigues França, Elton Mentges
25/04/2019 | Engenharia Ambiental e Sanitária
A lama do lucro e da dor
Uma reflexão sobre a exploração dos recursos minerais e os impactos causados no caso de rompimento de barragens de rejeitos
LEIA MAIS >>
Chana Beltramin
24/04/2019 | Pedagogia
Uso de tecnologia por crianças: benefício ou perca de Infância?
Uso de tecnologia por crianças: benefício ou perca de Infância?
LEIA MAIS >>
Chana Beltramin
15/02/2019 | Pedagogia
Crianças precisam ser crianças
Crianças precisam ser crianças
LEIA MAIS >>
VEJA O ARQUIVO DE ARTIGOS COMPLETO >>