Engenharia Ambiental e Sanitária
Aulas práticas aproximam estudantes dos desafios da profissão
Hoje, o tema do meio ambiente é um dos principais desafios do século XXI. Estamos vivendo um momento de desequilíbrio e desarmonia, causados pela própria sociedade. Dessa forma, é necessário que haja uma busca para se alcançar um equilíbrio entre a relação homem x natureza, visando buscar alternativas sustentáveis e mudar o comportamento frente a essa problemática.
O profissional dessa área será capaz de avaliar a dimensão das alterações ambientais, causadas pelas atividades humanas, tanto na sua magnitude e duração, quanto na sua natureza e reversibilidade dos efeitos provocados, sejam eles benéficos ou adversos.
Esse curso vai propiciar a você sólida formação técnico-científica e profissional que o capacita para absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando-lhe a atuação crítica e criativa na identificação, prevenção e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade. Portanto, aqui na FASA, você será um profissional em cujo perfil inclui-se a aplicação dos princípios das Ciências e das Engenharias como auxílio à proteção da saúde humana e do Meio Ambiente.
A engenharia ambiental não é apenas um ramo do conhecimento voltado para o desenvolvimento de técnicas para analisar, fazer o manejo e monitorar problemas ambientais e urbanos. Por trás disso, existe uma ‘causa’, uma preocupação com um futuro melhor, mais sustentável e mais saudável.
ATUAÇÃO DO PROFISISONAL DE ENGENHARIA AMBIENTAL
Educação Ambiental:
- Estudos de impacto ambiental
- Análise de riscos ambientais;
- Estudo de modelagem matemática de ecossistemas
Recursos Naturais:
- Recuperação de áreas degradadas;
- Energias renováveis e alternativas;
Saneamento Ambiental:
- Controle de poluição (água, ar e solo);
- Saneamento (redes de saneamento);
- Controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância);
- Indicadores ambientais
- Tecnologias limpas.
Serviços Terceirizados:
- Atuar como técnico nos diversos processos de produção;
- Atuar em empresas do setor terciário;
- Estabelecer estreitos diálogos como outras formações, tanto no conhecimento técnico como no relacionamento com outras profissões tradicionais;
- Auditorias.
Normalização de Produtos:
- Valorização de subprodutos e reciclagem;
- Análise de ciclo de vida de produtos;
- Defesa do consumidor e economia ambiental;
- Gestão Ambiental:
- Gestão ambiental em indústrias, municípios e instituições públicas;
- Gestão e tratamento de resíduos sólidos;
- Gestão e planejamento ambiental;
- Gestão de recursos hídricos;
- Planejamento energético;
PERFIL DO EGRESSO
O profissional de Engenharia Ambiental trabalha na área de gestão ambiental de empresas públicas ou privadas ou em organizações não governamentais, desenvolvendo projetos e ações para prevenir e/ou minimizar os danos ambientais e maximizar os lucros da atividade humana sobre o meio ambiente, para a sustentabilidade ambiental e econômica.
Dentre suas competências e habilidades, o engenheiro ambiental deve ser capaz de:
- aplicar princípios científicos e novos conhecimentos, ao utilizar tecnologias e recursos adequados na resolução de problemas e ao exercício eficiente da engenharia ambiental e sanitária;
- atuar em equipes multidisciplinares com capacidade adaptativa a diversos ambientes;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- avaliar, com ética e responsabilidade profissional, a viabilidade econômica e o impacto das atividades de engenharia ambiental, e de outras engenharias, no contexto social e ambiental, buscando promover o bem-estar do ser humano;
- avaliar, planejar e desenvolver tecnologias alternativas para a utilização de mananciais, reservas minerais e florestais de modo a promover o desenvolvimento de forma equilibrada;
- tomar decisões baseadas em análises de viabilidade técnico-operacional-econômico-social, objetivando minimizar os impactos ambientais e o desenvolvimento sustentável;
- avaliar a segurança, a operação, a manutenção e a viabilidade técnico-econômico-financeira de projetos de engenharia no contexto ambiental;
- participar de pesquisa, elaboração, implantação e gerenciamento de projetos ambientais;
- elaborar Estudos de Impactos Ambientais (EIA), Relatórios de Impactos Ambiental (RIMA), realizar Plano de Controle Ambiental (PCA), Auditorias Ambientais (AA) e outros estudos ambientais;
- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- conceber, supervisionar, coordenar, projetar e analisar sistemas, produtos e processos relacionados à engenharia ambiental e sanitária;
- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- selecionar e interpretar análises físico-químicas e microbiológicas de águas de abastecimento e residuais, e,
- elaborar projetos e obras de saneamento, tais como: sistemas públicos e alternativos de águas, esgotos e drenagem pluvial; instalações para o reuso de águas e sistemas de coleta e transporte de resíduos sólidos e limpeza pública.
Entre as principais atividades que o profissional de Engenharia Ambiental desenvolve, podemos citar:
- a avaliação de impacto ambiental na indústria, na área de engenharia civil, em áreas de florestas, rios e mares e a proposição de soluções para prevenção, redução ou eliminação do impacto ambiental;
- o acompanhamento e a orientação de empresas quanto às normas e leis ambientais no decorrer da instalação e operação de empreendimentos industriais;
- a redação de relatórios de impacto ambiental e a proposição de medidas mitigadoras de danos; o acompanhamento da realização e da medição de poluição do ar, da água e do solo em concordância com critérios técnicos da engenharia e a legislação ambiental;
- a assessoria na área Ambiental para empresas que querem obter os certificados internacionais ISO 9000 e ISO 14000 relacionados à gestão ambiental;
- a construção de projetos de recuperação de áreas degradadas, objetivando a recuperação e a sustentabilidade ambiental;
- a proposição de projetos de tratamento e do reaproveitamento de resíduos de diferentes fontes (industrial, químico, hospitalar, urbano e outros).
A TRILHA DE APRENDIZAGEM DA FASA
- Privilegia a formação por competências e habilidades;
- Estrutura a concepção curricular para favorecer a flexibilidade e a interdisciplinaridade, priorizando projetos alinhados com a identidade e com a missão institucional.
- Fomenta a inovação, a produção do conhecimento e a participação nas atividades e compromissos da comunidade acadêmica.
OBJETIVOS
Formar engenheiros nas áreas de engenharia sanitária, ambiental e de recursos hídricos, com sólida base de conhecimentos científicos, dotado de consciência ética, política, com visão crítica e global da conjuntura econômica, social, política e cultural da região onde atua. O profissional formado deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, utilizando racionalmente os recursos disponíveis e conservando o equilíbrio ambiental.
Objetivos Específicos:
- Formar profissionais com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de ciências básicas, ciências ambientais e tecnologia de controle ambiental, ferramentas essenciais para o entendimento e a aplicação da ciência e tecnologia de controle ambiental, dentro de um caráter multidisciplinar.
- Fornecer uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com egressos capacitados a absorver e desenvolver novas tecnologias.
- Estimular a atuação crítica e criativa dos profissionais na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
- Formar engenheiros comprometidos com as relações humanas, éticas, sociais e econômicas, capazes de viabilizar soluções para demandas e problemas que afetam a sociedade.
- Formar profissionais com capacidade e aptidão para pesquisar, elaborar e propor soluções que permitam a harmonia das diversas atividades humanas com o meio físico e com o ecossistemas.
- Integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo ao aluno a dimensão exata da sua vivência na universidade, estimulando as atividades extramuros.
MATRIZ CURRICULAR
CORPO DOCENTE
Ms. Adriano André Maslowski
Mestrado em Filosofia; Especialização em Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica; Especialização em Leituras da Bíblia e Mundo Contemporâneo; Graduação em Filosofia; Graduação em Teologia.
Ms. Ana Paula de Oliveira Pause
Mestrado em Direito; Especialização em Docência para o Ensino Superior; Mediadora Judicial Cível e Familiar; Graduada em Direito.
Ms. Carla Maso Rodrigues Pires
Mestrado em Educação, pós-graduação em Aprendizagens Psicológicas (Docência Superior), graduação em Ciências Contábeis e graduação em Matemática.
Ms. Claudia Regina Schuh Amaral
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, MBA em Gestão da Qualidade e Produtividade, Graduação em Química Industrial de Alimentos.
Dra. Eliara Marin Piazza
Doutorado em Engenharia Florestal, Mestrado em Engenharia Agrícola, Graduação em Engenharia Florestal.
Ms. Joice Machado
Mestre em Letras - Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e pós-graduação em Letras/Literatura Comparada com ênfase em Linguística/Tradução pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2014).
Ms. Junior Alessandro Freddi
Mestrado em Química; Graduação em Ciências Biológicas.
Ms. Mariana da Silva Ferreira
Mestrado em Ensino Científico e Tecnológio, Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
COORDENAÇÃO
Dra. Eliara Marin Piazza
Doutorado em Engenharia Florestal, Mestrado em Engenharia Agrícola, Graduação em Engenharia Florestal.
DADOS LEGAIS
Autorização: Portaria DOU nº 574 de 23 de Agosto de 2018.
Turno: Noturno.
Modalidade: Bacharelado, 100% presencial.
Conceito MEC: 4 (numa escala de 0 a 5).
Vagas: 60 (noturno).
Titulação: Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária.